Os melhores exercícios para terceira idade 🏋‍♀


O envelhecimento traz uma série de mudanças fisiológicas que comprometem nossa saúde e qualidade de vida, como a perda de músculos, diminuição do raciocínio e da memória e falta de equilíbrio.
No entanto, é possível prevenir muitas doenças e reduzir os efeitos negativos que o organismo sofre com o passar dos anos ao adotar um estilo de vida saudável e, principalmente, ativo --ou seja, praticar aos menos 150 minutos de exercícios físicos por semana. 



A seguir, conheça exercícios ótimos para prevenir as doenças mais comuns em idosos --vale ressaltar que praticamente todos os esportes vão trazer benefícios físicos e psicológicos que vão contribuir para a saúde e qualidade de vida, inclusive os que não estão listados aqui. Além disso, em qualquer idade, é essencial ter orientação de um educador físico e liberação médica para praticar atividade física.

MUSCULAÇÃO
É possível reverter o quadro de perda de massa magra com o treinamento de força ou resistido: a tradicional musculação. "A atividade é muito efetiva para recuperar o estímulo do cérebro para os músculos e gerar hipertrofia. Assim, é possível desenvolver as fibras musculares e recuperar a força e a potência muscular."

SQUASH, TÊNIS, VÔLEI, LUTAS
Segundo Silva-Batista, que coordena um estudo da USP com pacientes com Parkinson em estágio avançado, esportes que exigem um maior nível de complexidade motora são perfeitos para prevenir e até reverter perdas cognitivas e algumas demências.

TREINAMENTO FUNCIONAL 
Estudos realizados em pacientes com Parkinson em estágio avançado mostram que exercícios de força (agachamento, prancha, step) realizados em bases instáveis --como o bosu e o disco de equilíbrio -- ajudam a desenvolver a força muscular, a atividade cerebral e o equilíbrio. 

CAMINHADA, CORRIDA E MUSCULAÇÃO
Atividades de impacto, como caminhar e correr, aumentam a densidade dos ossos e contribuem para você ter um esqueleto mais resistente. Exercícios resistidos também são efetivos para prevenir a osteoporose. "A musculação gera uma compressão dos músculos sobre os ossos, oferecendo o mesmo efeito da corrida, o que não acontece em outras atividades sem impacto como natação, hidroginástica e ciclismo", diz a educadora física. 

Fonte: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/11/28/os-melhores-exercicios-para-driblar-problemas-comuns-na-terceira-idade.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alimentação saudável para as festas de fim de ano

Janeiro Branco: Saúde Mental

Dicas simples para ter uma alimentação saudável (e perder peso).