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Vai começar uma atividade física? Descubra o que você precisa saber antes!

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O in√≠cio de uma vida fisicamente ativa requer alguns cuidados simples, por√©m importantes! Todo mundo j√° conhece os benef√≠cios de uma vida fisicamente ativa tanto na preven√ß√£o quanto no tratamento de diversas doen√ßas, sejam elas f√≠sicas ou psicol√≥gicas. Mas pouca gente lembra dos cuidados necess√°rios antes do in√≠cio de uma atividade f√≠sica. E a sa√ļde como vai? Essa etapa √© super importante e deve ser a primeira da sua lista. As principais ferramentas que os profissionais de sa√ļde disp√Ķem para realizar o diagn√≥stico do paciente s√£o a anamnese e o exame f√≠sico. Parece dif√≠cil, mas anamnese √© uma esp√©cie de “entrevista” cujo objetivo √© levantar informa√ß√Ķes importantes sobre a hist√≥ria atual e pregressa do paciente. J√° o exame f√≠sico visa observar sinais e sintomas por meio da inspe√ß√£o, ausculta, palpa√ß√£o e a percuss√£o, sendo essas as quatro t√©cnicas b√°sicas do exame f√≠sico. Dependendo dos resultados obtidos em ambas as etapas, outros exames complementares podem ser requis

10 cuidados primordiais para a sa√ļde da mulher

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Independentemente da idade, de beb√™ √† idosa, a mulher precisa ter cuidados essenciais com a sa√ļde. E, desta forma, garantir tamb√©m a qualidade de vida. “√Č de grande import√Ęncia que as mulheres se mostrem vigilantes sobre a pr√≥pria sa√ļde, identificando precocemente h√°bitos nocivos, sintomas f√≠sicos e ps√≠quicos e aderindo a h√°bitos saud√°veis”, destaca o Departamento de A√ß√Ķes Program√°ticas Estrat√©gicas do Minist√©rio da Sa√ļde. O Minist√©rio da Sa√ļde preparou uma lista especial: Os 10 cuidados primordiais com a sa√ļde da mulher. 1 – Manter alimenta√ß√£o saud√°vel Uma alimenta√ß√£o saud√°vel, desde os primeiros dias de vida, como a amamenta√ß√£o e o consumo de alimentos in natura, por exemplo, traz benef√≠cios √† sa√ļde. Resulta na redu√ß√£o de fatores de risco para doen√ßas, como o sobrepeso e o aumento do colesterol, al√©m do bem estar f√≠sico e mental e da import√Ęncia do v√≠nculo entre m√£e e beb√™. 2 – Cuide de sua sa√ļde mental Identificar precocemente sintomas ps√≠quicos e buscar acolhiment

Coronavírus e novo coronavírus: o que é, causas, sintomas, tratamento e prevenção.

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O que √© coronav√≠rus? Coronav√≠rus √© uma fam√≠lia de v√≠rus que causam infec√ß√Ķes respirat√≥rias. O novo agente do coronav√≠rus ( nCoV-2019 ) foi descoberto em 31/12/19 ap√≥s casos registrados na China. Os primeiros coronav√≠rus humanos foram identificados em meados da d√©cada de 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronav√≠rus comuns ao longo da vida, sendo as crian√ßas pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do v√≠rus. Os coronav√≠rus mais comuns que infectam humanos s√£o o alpha coronav√≠rus 229E e NL63 e beta coronav√≠rus OC43, HKU1. Os tipos de coronav√≠rus conhecidos at√© o momento s√£o: Alpha coronav√≠rus 229E e NL63. Beta coronav√≠rus OC43 e HKU1 SARS-CoV (causador da S√≠ndrome Respirat√≥ria Aguda Grave ou SARS). MERS-CoV (causador da S√≠ndrome Respirat√≥ria do Oriente M√©dio ou MERS). nCoV-2019: novo tipo de v√≠rus do agente coronav√≠rus, chamado de novo coronav√≠rus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019. Novo coronav√≠rus  ( nCoV-2019) O novo

Janeiro Branco: Sa√ļde Mental

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A Sa√ļde come√ßa na mente Segundo a OPAS (organiza√ß√£o Pan-Americana de Sa√ļde) o Brasil apresenta as maiores taxas de incapacidade causada por depress√£o e ansiedade. Metade de todos os transtornos mentar come√ßam aos 14 anos, mas a maioria dos casos n√£o s√£o detectados e tratados. Em termos de carga de doen√ßas entre adolescentes, a depress√£o √© a terceira principal causa. Segundo o Minist√©rio da Sa√ļde, o or√ßamento para √°rea de sa√ļde mental em 2019 foi cerca de 1,5% do or√ßamento total da pasta, enquanto o mundo gasta cerca de 2,8%. Mas a sa√ļde mental n√£o se restringe apenas a depress√£o e ansiedade e abrange outras patologias como esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, etc, e pessoas com quadro de uso nocivo de depend√™ncia de subst√Ęncias psicoativas, como √°lcool, coca√≠na, crack e outras drogas. O acolhimento dessas pessoas e seus familiares √© estrat√©gia de aten√ß√£o fundamental para a identifica√ß√£o das necessidades assistenciais, alivio do sofrimen

Alimentação saudável para as festas de fim de ano

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Comer por√ß√Ķes pequenas dos tradicionais pratos do Natal e do R√©veillon √© uma das op√ß√Ķes para n√£o sair da dieta. Com tantas del√≠cias e diversidade de pratos nas festas de fim de ano fica realmente dif√≠cil controlar a alimenta√ß√£o. Fugir da dieta na confraterniza√ß√£o da empresa, encontro com os amigos e a reuni√£o em fam√≠lia pode ser natural com a chegada do Natal e do R√©veillon. Mas se alimentar corretamente e com sa√ļde nessas festas tamb√©m √© poss√≠vel. Nessa √©poca do ano, as frutas ganham olhar merecido e s√£o sempre saborosas. Uvas, peras, melancias e at√© ma√ß√£ s√£o muito bem vindas e equilibram sim o seu card√°pio. Consumi-las durante as comemora√ß√Ķes traz in√ļmeros benef√≠cios ao corpo humano e ado√ßam mais ainda o seu paladar. As lasanhas, o tradicional pernil e outros pratos podem sim ser consumidos, mas com modera√ß√£o. Coma pequenas quantidades, como se voc√™ estivesse em uma degusta√ß√£o. Assim, poder√° comer de tudo, um pouco. Nada de exagerar no sal e nem no a√ß√ļcar. √Č preciso come

Atividade Física: Como iniciar e como manter o hábito

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A pr√°tica de atividade f√≠sica vem ganhando adeptos nas √ļltimas d√©cadas, seja por quest√Ķes de sa√ļde, seja por quest√Ķes est√©ticas. A pr√°tica destes exerc√≠cios far√° bem para mente e para o corpo, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Confira a mat√©ria em nossa blog com algumas dicas para iniciar a pr√°tica de exerc√≠cios f√≠sicos: Tente exercitar-se no primeiro per√≠odo da manh√£, porque assim voc√™ cumprir√° essa meta, aumentar√° a disposi√ß√£o para o longo do dia e deixar√° seu metabolismo mais acelerado (dependendo da alimenta√ß√£o, pode-se ter uma maior oxida√ß√£o de gordura p√≥s-exerc√≠cio). Al√©m disso, n√£o faltar√° ao compromisso (n√£o inventar√° nenhuma desculpa) se por ventura estiver cansado e tiver programado o exerc√≠cio f√≠sico para o final do dia; Comece com uma atividade que n√£o exige tanto preparo f√≠sico (caminhada, andar de bicicleta, muscula√ß√£o ou outras atividades ao ar livre) e inicie o treinamento por duas vezes na semana e, assim, progressivamente – crie a meta de se

Dicas simples para ter uma alimentação saudável (e perder peso).

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A cada semana surge uma dieta mirabolante que promete perda de peso r√°pida com o m√≠nimo de tempo poss√≠vel. Ent√£o, muitas pessoas acabam recorrendo a in√ļmeros sacrif√≠cios absurdos, reduzem as medidas em um curto espa√ßo de tempo, mas efeito sanfona vem com tudo, junto com o des√Ęnimo.  Se voc√™ quer realmente perder peso, precisa focar n√£o em n√ļmeros na balan√ßa, mas uma melhoria na qualidade de vida. Com um equil√≠brio de atividade f√≠sica, uma alimenta√ß√£o saud√°vel e uma rotina que permita voc√™ descansar, os resultados surgir√£o naturalmente.  O que talvez voc√™ n√£o saiba √© que comer bem n√£o est√° s√≥ relacionado a ter dinheiro. Com mudan√ßas simples e funcionais na sua alimenta√ß√£o, voc√™ j√° consegue chegar a bons resultados.  separamos 4 dicas que v√£o te ajudar a melhorar sua alimenta√ß√£o e a perder peso: 1. N√ÉO FIQUE SEM COMER √Č mais importante comer pouco, mas em intervalos curtos do que comer muito em poucas vezes ao dia. Se seu organismo ficar com restri√ß√£o e energia, o metabolismo