Postagens

Transforme promessas de ano novo em hábitos saudáveis 💜

Imagem
O fim de ano é uma época de planos e projeções para o ano seguinte. É o período de celebrar momentos felizes com a família e os amigos, e também de programar uma mudança de vida.



Que tal mudar seus hábitos em busca de mais saúde e qualidade de vida? Confira algumas dicas que podem ajudar na hora de repensar suas escolhas:


Aumente o consumo de líquidos ao longo do dia, preferencialmente água A ingestão contínua de líquidos mantém o metabolismo em constante movimento, assim como a atividade das células corporais e o funcionamento do intestino. Não espere a sede. Se ela chegar, é sinal de que o corpo já está desidratado.

Prefira alimentos integrais Os integrais levam mais tempo para serem digeridos, promovendo maior saciedade e melhor funcionamento do intestino. Aqui vai uma receita de pizza integral com ingredientes leves, pouco carboidrato e antioxidantes.

Distribua as refeições ao longo do dia Procure alimentar-se a cada três horas para evitar redução do metabolismo e sobrecarga em determinad…

Cuidados com o corpo nos dias de calor intenso 🌞

Imagem
Dias de calor intenso podem causar danos à saúde se não forem tomados os cuidados adequados. O organismo perde líquidos naturalmente ao longo do dia e esse quadro se agrava nos dias quentes, podendo causar alterações metabólicas.
A seguir, confira como passar qualquer dia de calorão sem ficar no sufoco!



Hidratação em primeiro lugar ðŸŒž Nos dias quentes, o corpo precisa liberar calor por meio do suor para manter a temperatura corporal - eliminando água e sais minerais. De acordo com a nutricionista Flávia Ferazzo, sem a quantidade de água e sais minerais necessários, a pessoa fica com o metabolismo comprometido, podendo ter mais chances de sofrer lesões musculares, tonturas, cãibras, diminuição do desempenho físico, menor disposição e dificuldades de concentração.
Alimente-se bem 🌞 Algumas frutas e vegetais apresentam grandes quantidades de água em sua composição. A melancia, por exemplo, tem mais de 90% do seu peso em água, assim como as folhas verdes. Outra fonte importante é o leite, que…

Como manter uma alimentação saudável no Natal?

Imagem
O Natal está chegando e as festas de final de ano são tipicamente conhecidas por serem recheadas com um cardápio bastante calórico. Para fugir das tentações e manter uma alimentação saudável nessa época, confira as dicas de substituição e economize nas calorias sem economizar no sabor!





Ceia de Natal com Frutas
Trocar a manteiga pelo azeite de oliva, tirar a pele do peru e temperar a salada com molho de iogurte, por exemplo, são ótimas dicas para ter refeições saudáveis no Natal. Essas são medidas que não alteram em nada o sabor dos alimentos e evitam a ingestão desnecessária de calorias.
Portanto, para ter uma alimentação saudável no Natal, não é preciso eliminar de vez os alimentos tradicionais, como o peru, a farofa, a maionese ou as entradas, basta saber prepará-los de forma saudável. A maionese, por exemplo, pode ser feita com um creme de iogurte desnatado e só uma colher de maionese na versão light.
As frutas cristalizadas, por mais que não pareçam, também são muito calóricas e pode…

Os melhores exercícios para terceira idade 🏋‍♀

Imagem
O envelhecimento traz uma série de mudanças fisiológicas que comprometem nossa saúde e qualidade de vida, como a perda de músculos, diminuição do raciocínio e da memória e falta de equilíbrio. No entanto, Ã© possível prevenir muitas doenças e reduzir os efeitos negativos que o organismo sofre com o passar dos anos ao adotar um estilo de vida saudável e, principalmente, ativo --ou seja, praticar aos menos 150 minutos de exercícios físicos por semana. 


A seguir, conheça exercícios ótimos para prevenir as doenças mais comuns em idosos --vale ressaltar que praticamente todos os esportes vão trazer benefícios físicos e psicológicos que vão contribuir para a saúde e qualidade de vida, inclusive os que não estão listados aqui. Além disso, em qualquer idade, Ã© essencial ter orientação de um educador físico e liberação médica para praticar atividade física.
MUSCULAÇÃO É possível reverter o quadro de perda de massa magra com o treinamento de força ou resistido: a tradicional musculação. "A ativ…

Como manter o bem-estar em dias frios

Imagem
Manter o bem-estar nestes dias frios requer mais do usar roupas de lã. É preciso redobrar os cuidados para preservar a saúde e evitar os problemas respiratórios.

Permanecer com beleza em dia também requer esforço extra já que o vento pode provocar rachaduras na pele e a água quente do banho ressecar os cabelos. 




Além disso, manter o corpo aquecido requer empenho. O frio tende a fazer com que as pessoas se encolham e curvem o corpo, o que pode gerar dores e lesões musculares.

Confira dicas para não deixar o frio estragar o seu dia:

ℹ movimente os pés para cima e para baixo;

ℹ massageie a região do punho com movimentos circulares;

ℹ use uma blusa de algodão ou tecido colante por baixo de uma peça mais quente;

ℹ tente não se encolher para evitar má postura e dores posteriores;

ℹ dê um chega para lá na preguiça e mantenha a rotina diária de exercícios físicos;

ℹ antes de deitar, aqueça o quarto ou coloque cobertores sobre o colchão. Bolsas de água quente também ajudam a aquecer e manter os …

Benefícios da laranja para a saúde

Imagem
Bastante popular no Brasil, a laranja é uma das maiores representantes das frutas cítricas. Seu sabor costuma ser doce ou levemente ácido (mais azedo), de acordo com o tipo da laranja. Além de ser rica em vitamina C, a fruta possui flavonoides e diversos nutrientes importantes para prevenir doenças e deixar o organismo mais resistente.



A laranja faz parte do cardápio de diversas pessoas que optam pelo suco da fruta pela manhã ou para acompanhar refeições. Além de ser usada como ingrediente de diversas receitas ou consumida in natura. A fruta está disponível para o consumo praticamente durante todo o ano. Confira, a seguir, os benefícios da laranja:


1. Reduz risco de AVC De acordo com a American Heart Association, consumir laranjas e frutas cítricas pode reduzir o risco de acidentes vasculares cerebrais isquêmico (AVC) em mulheres. O problema de saúde é causado pela obstrução nas artérias do cérebro. Segundo a pesquisa, que contou com mais de 69 mil pessoas, aquelas que comeram mais a fru…

8 alimentos que ajudam a melhorar o humor

Imagem
Alimentação e bom humor são dois assuntos muitos próximos. Por exemplo, você já sentiu que estar com fome te deixa mais irritado ou rabugento? Tem explicação: o cérebro associa a escassez de nutrientes ao perigo e à luta pela sobrevivência. O órgão consome entre 20 a 25% da taxa metabólica corporal total, por isso o consumo de alimentos para um estado nutricional adequado é muito importante para seu funcionamento e a saúde mental. Além disso, os neurotransmissores do cérebro --substâncias que atuam na interconexão entre os neurônios e atuam em nossas emoções – precisam dos nutrientes certos para serem produzidos.


Por isso mesmo, o que colocamos no nosso prato tem uma relação direta com os nossos sentimentos e podem até influenciar em quadros como depressão e ansiedade. O UOL VivaBem separou os alimentos que você deve consumir ou não para melhorar seu humor. Lembrando que eles devem ser associados a uma alimentação balanceada e não substituem nenhum tratamento médico para doenças emocion…