8 alimentos que ajudam a melhorar o humor


Alimentação e bom humor são dois assuntos muitos próximos. Por exemplo, você já sentiu que estar com fome te deixa mais irritado ou rabugento? Tem explicação: o cérebro associa a escassez de nutrientes ao perigo e à luta pela sobrevivência. O órgão consome entre 20 a 25% da taxa metabólica corporal total, por isso o consumo de alimentos para um estado nutricional adequado é muito importante para seu funcionamento e a saúde mental.
Além disso, os neurotransmissores do cérebro --substâncias que atuam na interconexão entre os neurônios e atuam em nossas emoções – precisam dos nutrientes certos para serem produzidos.



Por isso mesmo, o que colocamos no nosso prato tem uma relação direta com os nossos sentimentos e podem até influenciar em quadros como depressão e ansiedade. O UOL VivaBem separou os alimentos que você deve consumir ou não para melhorar seu humor. Lembrando que eles devem ser associados a uma alimentação balanceada e não substituem nenhum tratamento médico para doenças emocionais mais sérias.
A lista foi elaborada com ajuda da psiquiatra Ana Paula Carvalho, coordenadora da Liga da Depressão da USP (Universidade de São Paulo); e da nutróloga Maria Del Rosário, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Coloque no prato:

Banana
A fruta é uma fonte de triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina, neurotransmissor encarregado pela regulação do sono e do humor. A deficiência em triptofano desencadeia o humor deprimido, a irritabilidade e agressividade, enquanto uma alimentação rica neste aminoácido ajuda a combater e prevenir estados de ansiedade, depressão, estresse, insônia e compulsão alimentar.
Peixes
Os peixes gordurosos, como salmão, truta, sardinha, atum, arenque e cabala, aportam gorduras essenciais, como o ômega 3, que o corpo não consegue produzir sozinho e protegem a estrutura da membrana celular e os neurônios. Também fornecem proteínas, triptofano, tirosina, ferro, zinco, vitaminas B6 e B12, todos nutrientes favoráveis ao cérebro.

Verduras verde escuras
Prefira especialmente brócolis e espinafre, devido ao alto conteúdo de folato e betacaroteno que, junto à vitamina C, potássio, esteróis, luteína, zeaxantina, cálcio e ferro, agem de forma sinérgica para o bom funcionamento do cérebro.

Abacate
A fruta é rica em gorduras boas, que ajudam a reforçar a estrutura da membrana celular dos neurônios. Além disso, a vitamina E, magnésio e folato são todos nutrientes com propriedades interessantes para os neurotransmissores do cérebro.

Oleaginosas (castanhas e nozes)
Priorize principalmente as castanhas e nozes, que são ricas em selênio, importante mineral para prevenção e tratamento de depressão e na redução do estresse, além de vitamina E, ácido alfalinolênico e ácido elágico.

Leguminosas
Feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha são fontes importantes de vitaminas do complexo B, fundamentais para o cérebro e a síntese de acetilcolina, neurotransmissor importante para funções de memorização.

Chocolate amargo com 70% de cacau
Por meio do triptofano e da feniletilamina, este tipo de chocolate estimula a liberação de serotonina, endorfina, anandamida e teobromina, substâncias que aumentam a sensação de bem-estar e melhoram a disposição e o humor
Água
Líquido essencial para nossas vidas, pois transporta os nutrientes e executa a eliminação de substâncias tóxicas do organismo. A desidratação pode levar a déficit cognitivo e quadros de confusão mental.

Fonte: https://vivabem.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alimentação saudável para as festas de fim de ano

Dicas simples para ter uma alimentação saudável (e perder peso).

Vai começar uma atividade física? Descubra o que você precisa saber antes!